Estudo de Célula - Como Me Meti Nesta Encrenca - Parte 2

ONTINUAÇÃO

Sansão começou a fazer escolhas erradas. E, sempre que colocamos o prazer acima dos valores, estamos procurando confusão. É só uma questão de tempo para que o desastre aconteça. O egoísmo, a luxúria e o orgulho de Sansão o arruinariam.




LEVANDO DEUS A SÉRIO

O outro princípio que vemos na vida de Sansão — e este é o mais importante porque podemos vê-lo em toda sua vida — é: procu­ramos problemas se nos recusamos a levar Deus a sério. Sansão era descuidado com sua vida espiritual. Você compartilha da filosofia: "Se você se sente bem, faça"? Sansão vivia por essa filosofiaEle nunca foi realmente sé­rio com Deus e isso se manifestou de muitas formas.

EM 1º LUGAR:  


Sansão estava sempre fazendo aquilo que queria. Ele vivia para si. Seu estilo de vida era muito egoísta, deixando que seus desejos pessoais ditassem suas ações. O plano de Deus para Sansão era grandioso e assim é o plano que ele tem para a sua vida. Deus tem um propósito para você nesta vida; você não foi colocado na Terra por acidente. Mas Sansão era do tipo descuidado: ele só queria desfrutar as coisas e nunca agia com seriedade. O resultado foi o desperdício de uma vida.

EM 2º LUGAR: 


Sansão nunca orava a respeito de nada, exceto antes de seu ato final, quando derrubou o templo. Ele era impulsivo e impetuoso. Não pedia a direção de Deus. Simples­mente ia em frente e fazia sua própria vontade. Evitaríamos muitos problemas e muitas dores se parássemose pedíssemos a direção de Deus antes de nos lançarmos em algo e acabarmos em apuros. Sansão voltou-se para Deus apenas quando não tinha mais saída. E o que chamamos de "cristianismo de trincheira": "Senhor, se tu me tirares deste problema, prometo viver para ti daqui por diante".

Para muitas pessoas, Deus é apenas um detalhe, uma conve­niência. Quando as coisas ficam realmente difíceis, elas correm para Deus desesperadas. Mas, quando tudo está bem, as pessoas O ignoram.

Sansão nunca levou a vida com Deus realmente a sério até o momento em que sua vida estava chegando ao fim e tudo estava destruído: os inimigos estrangeiros o capturaram, furaram seus olhos e o colocaram num moinho para realizar um trabalho geral­mente feito por animais.

E quanto a você? Pare e reflita. Suas “situações” são levadas a Deus? Você busca resposta e direcionamento no Pai?

DEUS NUNCA DESISTE

Esta já seria uma história terrivelmente trágica se terminasse aqui — mas isso não é tudo. Osfilisteus cortaram o cabelo de Sansão, que era um sinal da aliança que ele fizera com Deus. O cabelo de Sansão era apenas um símbolo exterior; não era a fonte de sua força, mas um símbolodela. Ao cortarem seu cabelo, eles esta­vam, na verdade, dizendo: "Sansão, nós estamos cortando no ex­terior o que já foi cortado em seu coração. Você não levou a sério seu compromisso com o Senhor".

Perceba, porém, que "o cabelo da sua cabeça começou a cres­cer de novo" (16.22). O processo de renovação tinha começado.
Sansão arrependeu-se e começou a orar. Quando pediu a Deus forças, Deus honrou seu desejo. Deus lhe devolveu a força e Sansão terminou sua vida com um ato de heroísmo inspirador.

Como você pode lembrar, Sansão foi levado ao grande templo do deus Dagom para que milhares de inimigos pudessem se di­vertir e zombar dele e de seu Deus — o Deus verdadeiro de Israel. Sansão foi colocado entre as duas colunas principais do templo e, com toda a força que Deus lhe dera em resposta a sua oração, forçou as colunas, fazendo com que o teto do enorme templo desabasse e matasse todos os que ali estavam, além dos cerca de três mil que estavam nas galerias. Deus enviara Sansão para conquistar essa nação inimiga e, nesse momento, 


Deus foi capaz de realizar mais com a morte de Sansão do que o fizera durante a vida daquele homem. Esta é uma verdade dura, mas, por fim, ele derrotou o inimigo. Pelo fato de Deus lhe ter dado uma segunda chance, Sansão alcançou sua maior vitória no fim de sua vida.

Como é maravilhoso saber, ainda que erramos, basta pedir perdão ao Pai, que Ele sempre está de braços abertos para nos perdoar. Ele não desiste de nós! Amados, Ele não desiste de nós!!! Você já pediu perdão ao Pai? Compartilhe uma segunda oportunidade que o Senhor tenha te dado após uma experiência de “encrenca”.

CONCLUSÃO: O CONFORTO DA GRAÇA DE DEUS

Há algo muito animador a respeito de Sansão: ele está no capítu­lo 11 de Hebreus, a Galeria de honra das pessoas de grande fé! Por quê? Porque Deus pode pegar uma pessoa fracassada em mui­tas áreas da vida e usá-la mesmo assim. Se Deus usasse apenas pessoas perfeitas, coisa alguma seria feita. Porém, em vez disso, ele usa pessoas comuns — aquelas que têm fraquezas e já come­teram erros na vida.

Se você é um Sansão, o que você deveria fazer? Exatamente o que Sansão finalmente fez: entregar sua vida ao Senhor. Dê-lhe todos os pedaços e deixe que ele lhe diga: "Eu lhe darei poder para se libertar de tudo o que o prende e que impede que eu aja em sua vida". Somente Deus conhece a grandeza e o potencial de sua vida, mas você nunca poderá manifestá-los sozinho; Deus deve fazer isso na força dele. Permita que ele comece hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que Você está Procurando ?

nRelate - Posts Only