O Propósito Eterno de Deus

 

Momentos com Deus

Durante algumas semanas vamos estudar sobre o PROPÓSITO ETERNO DE DEUS, compreendendo assim a importância da comunhão uns com os outros, que é o valor maior que rege as Células. Por meio desses estudos, creio que Deus trará a você um entendimento e uma forte convicção do que devemos priorizar, desejar e viver para cumprir o desejo de Deus, que deve ser o nosso maior anelo, pois só assim, de fato, seremos completos e realizados. Pra. Dinamárcia.

Introdução:

Do Éden, Deus via a Nova Jerusalém. O propósito eterno de Deus é ter um corpo, um povo, um tabernáculo, uma família, uma esposa. Todas essas figuras apontam para um mesmo aspecto: Deus deseja estar dentro de cada pessoa, sendo sua vida, seu deleite, seu alimento, seu tudo. “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.” (Efésios 1.22) Veja também Ef 2.15; Gl 3.14; Ap 21.2-3; 22.3-4. Do mesmo modo que, no Éden, Adão foi colocado diante da árvore da vida, de novo somos colocados nesse contexto. A árvore da vida, Cristo, nos é apresentada, e assim como Adão, temos a opção de escolher entre comer da Árvore, recebendo Cristo, ou continuar andando em independência e sem a vida de Deus dentro de nós. Deus deseja ser recebido para dentro do homem, formando, assim, a Noiva com quem deseja se casar. O casamento é a figura de uma comunhão maravilhosamente estreita, sem limites, cuja base é o amor. Na verdade, toda a história bíblica é o relato de um maravilhoso romance entre um Deus que empenha tudo para nos ter nesse nível de comunhão baseada no amor. Para haver casamento, deveríamos ser da mesma fonte que Ele, deveríamos ser retirados de sua costela, isto é, daquilo que ele era em si mesmo. E foi o que aconteceu na ressurreição. Este é o propósito eterno de Deus: unir-se ao homem. A Célula é a expressão da Igreja, e a Igreja é a expressão de Cristo. Portanto, cada vez que nos reunimos , estamos praticando o tipo de vida que Deus vive e construindo uma casa para Deus na Terra. Entendendo assim que não estamos apenas praticando um tipo de estratégia eclesiástica ou seguindo uma visão humana. Se você estiver apenas fazendo reuniões nas casas, logo se cansará e desistirá, pois será como aquele pedreiro que sabe apenas que está assentando tijolos. Contudo, se tiver clareza de que está construindo a casa de Deus na Terra, você sentirá parte do maior empreendimento jamais feito pelo homem.

O propósito eterno compartilhado

As Células são o meio de a Igreja expressar o Senhor na Terra. O fato, porém é que muitas Células não permanecem, nem avançam, tornam-se apenas uma atividade religiosa. Porém, se a edificarmos segundo a vontade do Senhor, permaneceremos para sempre e nossas Células nunca serão abaladas, mas crescerão e se multiplicarão. “Ora. O mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1 João 2.17)

Tudo começa na eternidade com Deus

O que fazemos para o Senhor precisa estar de acordo com esse propósito eterno, pois Ele não está interessado em nossas muitas atividades, mas no cumprimento do Seu propósito, por isso, é o que mais precisamos saber. Deus é soberano e planejou realizar algo desde a eternidade. Houve um tempo em que não havia, absolutamente nada, apenas Deus. Não havia anjos nem homens, nem planetas ou galáxias, apenas o Senhor enchia o Universo. E nesse tempo, Deus quis realizar algo. Vemos, então, que o propósito de Deus existia antes da criação, continua existindo hoje e se cumprirá por toda a eternidade. Para você, qual é esse propósito eterno de Deus?

Todas as vezes que o apóstolo menciona o propósito de Deus, ele toma como ponto de partida a eternidade (1Co 2.7; 2Tm 1.9; Ef 1.4). Não podemos presumir que o propósito eterno de Deus seja salvar o homem. Homem não foi criado com o propósito de ser salvo. A salvação não é o alvo final, apenas uma correção derota. Alguma vez você planejou fazer algo sensacional com alguém e acabou tendo que adiar para resolver um incidente (um imprevisto)? Exemplo: O Pai decide sair com seu filho para passear no shopping. Enquanto se arruma, seu filho vai brincar e se suja na lama. E agora, o que precisa fazer? O passeio fica adiado em função de levar seu filho para o banho. Porém, o filho fica entretido e esquece o passeio. O fato é que o banho não é o propósito, apenas uma correção de rumo, para que seja possível chegar ao shopping. Contudo, hoje em dia, a maior parte das igrejas acredita que tudo se resume em tomar banho – falam de salvação, mas ignoram completamente o propósito original de Deus. A Redenção não é o alvo final de Deus para o homem. O entendimento do reino, citado em Gênesis 1.28, é muito importante, mas não é o propósito eterno, pois o Senhor já reinava antes que existisse qualquer coisa. Só houve a necessidade de o homem dominar no Éden porque Satanás caiu e foi lançado à Terra, que assim se tornou um lugar de rebelião.

Como podemos descobrir o propósito eterno?

Evangelismo e missões são realmente importantes, mas não são eternos; eles vieram por causa do pecado. O propósito eterno, porém, já existia antes do homem cair e continuará existindo depois que o Senhor voltar. Para compreendermos o propósito eterno, basta sabermos que ele já existia antes da criação. Vida eterna é um tipo de vida vivida pela divindade. É a vida com a qual o próprio Deus vive. Naquele tempo, Deus teve um desejo ou propósito. Ele não queria desfrutar dessa vida sozinha. Assim, decidiu multiplicá-la e criou o ser humano para compartilhar da vida de divindade. Deus é plural, ele subsiste na forma de comunidade. Portanto, sabendo que fomos criados à imagem de Deus, entendemos que o propósito de Deus é que o homem desfrute do mesmo tipo de vida que Ele. Deus estava praticando a comunhão divina; ele estava vivendo uma “Célula Celestial”. A divindade estava praticando o que chamamos de habitação mútua – Eles estavam e permaneciam um no outro. Jesus disse: “Estou no Pai e o Pai está em mim” (João 10.38; 14.11). O que mudou em seu entendimento sobre o propósito Eterno de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que Você está Procurando ?

nRelate - Posts Only