Celula de Crianças Dicas


Muitos líderes tem problemas com o tratamento e organização da célula quando existem crianças por perto. Mas, como tudo na vida, Deus sempre nos a orientação para cumprirmos o seu chamado.

Sendo assim, vamos ver aqui algumas soluções simples para os problemas que você pode experimentar quando há crianças na célula e que podem ser facilmente controlados.

Problema:  Cada um tem ideias diferentes a respeito de disciplina, papel dos pais, participação etc.

Solução: Um acordo da célula. Adultos e crianças discutem e elaboram um acordo (por exemplo, no que diz respeito às casas, participação, disciplina, expectativa dos pais). Isso poderá ser revisado a cada dois meses.

igreja em celulas

Problema: As crianças ficam conversando e brincando por aí.

Solução: 1. Se estiverem sentadas juntas, isso gerará um potencial para distrações. Encoraje os adultos a convidarem entusiasticamente uma criança a sentar-se ao seu lado, assim cada criança terá um adulto que a ajudará a se envolver e os adultos serão abençoados pela presença das crianças.

Solução: 2. As crianças estão sentadas no chão? Cada criança precisa ter seu próprio lugar (não no colo dos pais, a não ser que sejam bem pequenas). Se necessário, um adulto poderá sentar-se no chão (adultos geralmente não ficam rolando por aí e engatinhando debaixo das cadeiras!).

Problema: Como fazer para que crianças (e adultos) estejam preparadas para participar plenamente?

Solução:  Crianças adoram quebra-gelos.  Não comece antes de todos estarem em seus lugares (inclusive as crianças). Passe pelo grupo dando às crianças a oportunidade de responder também. Crianças apreciam muito anunciar o quebra-gelo, por isso dê a elas o sentimento de propriedade pedindo a uma delas que o anuncie.

Problema:  Como podemos envolver as crianças no louvor?

Solução: 1. Sempre comecem de pé e dando as mãos para uma breve oração. Isso garante a presença de cada criança e que os adultos estejam acordados também! As crianças devem estar distribuídas entre os adultos, de modo que não estejam somente dando as mãos umas às outras.

Solução: 2. Não cantem “cânticos infantis.” Tenham cânticos que apontem para Jesus. Assegurem-se de que sejam fáceis de cantar e tenham algumas repetições, o que também facilita a participação de novos frequentadores.

Solução: 3. Orem em duplas ou trios de forma que todas as crianças e adultos sejam incluídos.

Solução: 4. Restaure a criatividade na adoração ao nosso Deus criativo.

Problema: Uma pessoa sempre ministra às crianças no espaço delas e “perde” a lição da célula.

Solução: 1. As crianças pertencem à comunidade. Cada adulto deve participar no espaço das crianças em rodízio (em duplas para a proteção das crianças). Se a algum adulto faltar confiança para fazê-lo, junte-o com alguém que já tem experiência.

Solução: 2. Ninguém “perde”, pois as crianças devem ter o mesmo texto bíblico e tema que os adultos, simplificados com alguma criatividade adicional. Isso servirá para ajudá-las a aplicar a mensagem (e NÃO a fazer trabalhos manuais e pintar).

Solução: 3. Os adultos podem aplicar a palavra às suas vidas com as crianças e receber oração delas e com elas.

Problema:  O que fazer no momento de evangelismo?

Solução:  As crianças fazem o mesmo que os adultos (de forma simplificada com criatividade adicional) ou voltam ao grupo de adultos e participam junto com eles (lembre-se de que devem estar sentadas entre os adultos).

Problema : O que fazer no final do encontro?

Solução:  As crianças compartilham com os adultos o que o Espírito Santo fez no meio delas e os adultos fazem o mesmo. A célula toda pode então interagir e orar em pé para encerrar.

Problema: O que devemos fazer com crianças muito pequenas?

Solução:  Elas NÃO devem estar entre as crianças em seu espaço de ministração separada, porque causam interrupções e distrações. Elas devem permanecer com seus pais ou ser levadas para dormir numa cama ou nos braços dos pais, ou ainda brincar em silêncio. (Jesus falava para adultos com crianças em redor). Depois de um tempo, as crianças podem ser treinadas a se acostumar a isso e ser levadas dormindo para casa.

Problema: Na nossa célula, isso não está acontecendo.

Solução: Pode levar algumas semanas para estabelecer essas disciplinas, mas vale a pena o investimento. Durante esse tempo as pessoas aprenderão: amor, alegria, paz, paciência, bondade, delicadeza e longanimidade!

Fonte: celulas.com.br
Daphne Kirk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que Você está Procurando ?

nRelate - Posts Only